Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mensagem do Papa para a Quaresma de 2011

o Papa explica o vínculo particular que liga o sacramento do Batismo à Quaresma, como "momento favorável para experimentar a Graça que salva". 

No Batismo realiza-se o grande mistério "pelo qual o homem morre para o pecado, é tornado participante da vida nova em Cristo". Este dom deve ser reavivado sempre em cada um de nós, explica o Papa, e a Quaresma nos oferece um caminho ao catecumenato, "uma escola insubstituível de fé e de vida cristã".  

Bento XVI destaca que a Igreja, na liturgia de cada domingo da Quaresma, "guia-nos a um encontro particularmente intenso com o Senhor", no intuito de nos preparmos seriamente para celebrar a Ressurreição do Senhor - na Páscoa - a festa mais importante de todo Ano Litúrgico.

Este tempo penitencial nos estimula, todos os dias, a libertar nosso coraçao do apego material, que "nos empobrece e nos impede de estar disponíveis e abertos a Deus e ao próximo", explica o Papa na mensagem.

O Santo Padre destaca ainda que "através das práticas tradicionais do jejum, da esmola e da oração, expressões do empenho de conversão, a Quaresma educa para viver de modo cada vez mais radical o amor de Cristo". 
Por fim, Bento XVI explica que em todo o período quaresmal, a Igreja nos oferece "com particular abundância, a Palavra de Deus", para que sua meditação na vida cotidiana, nos ensine uma "forma preciosa e insubstituível de oração", pois a "escuta atenta de Deus, que continua a falar ao nosso coração, alimenta o caminho de fé que iniciamos no dia do Batismo".

O Papa conclui a mensagem convidando os cristãos a renovar nesta Quaresma, o acolhimento da Graça que Deus nos deu no Batismo, "para que ilumine e guie todas as nossas ações". "Tudo o que o Sacramento significa e realiza, somos chamados a vivê-lo todos os dias num seguimento de Cristo cada vez mais generoso e autêntico", complementa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.