Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Curiosidades: GRÁVIDAS AO VOLANTE

Pesquisadores ingleses projetam carro especialmente seguro para motoristas e passageiras gestantes
No Reino Unido, há quase 750 mil gestantes por ano. E uma imensa parte dessas mulheres - mais de 80% - entra num carro, como motorista ou passageira, durante a gravidez. Cientes disso, os projetistas Serpil Acar e David Van Lopik trabalham num projeto para dar mais segurança e conforto às gestantes que passam algum tempo dentro dos veículos. O objetivo da dupla é produzir um modelo capaz de, por exemplo, assimilar o impacto com uma gestante em seu interior e prever os riscos de ferimentos.
A segurança das mulheres grávidas é comprometida por causa das mudanças ocorridas em seu corpo durante os meses da gestação. E essas alterações não se limitam apenas à região abdominal. Elas se estendem para as coxas, braços e bustos e, por conseqüência, afetam a postura dentro do veículo. Até a utilização do cinto de segurança é prejudicada, algo que torna um simples passeio até o shopping muito perigoso.
Por questão de conforto, elas mantêm o cinto a certa distância do abdômen, ou até não o usam. Além disso, a pressão do volante sobre o abdômen em caso de acidentes é algo extremamente perigoso para mãe e criança. Os pesquisadores constataram que muitas mulheres deixam apenas 2,5 centímetros de distância entre a barriga e o volante. Em alguns casos, essa distância nem existe. Ou seja, com qualquer impacto, a placenta pode se deslocar devido ao choque com o volante.
Acar e Weekes tomaram 48 medidas diferentes de 100 mulheres grávidas em diferentes posturas, e com períodos de gestação variados. Com isso, criaram um modelo para o computador. Chamado de Expecting (“esperar”, em inglês), esse modelo é o primeiro do mundo totalmente adequado para uma grávida de até 36 semanas, no final da gestação. Agora, as futuras mamães poderão dirigir com mais segurança e tranqüilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.