Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

terça-feira, 13 de outubro de 2009

DICAS: Praticar malabarismo aumenta o poder do cérebro, diz estudo

Praticar atividades complexas como o malabarismo pode produzir mudanças significativas na estrutura do cérebro e melhorar seu funcionamento, segundo um estudo publicado na edição desta semana da revista científica Nature Neuroscience. Esse estudo conclui que atividades complexas aumenta a massa encefálica branca.Sistema de nervos e fibras que atua na transmissão de informações que serão processadas na massa cinzenta e considerada como sistema de rede do cérebro.


Os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisaram 24 adultos que não sabia fazer malabarismos durante seis semanas- divididos em dois grupos: um grupo recebeu treinamento por 30 minutos por dia de malabarismo e o segundo permaneceu sem atividade.

Foram realizados exames de ressonância magnética nos dois grupos no inicio e no final de seis semanas para ver possíveis mudanças. Os que praticaram malabarismos tiveram um aumento de 5% na chamada massa branca. Um aumento significativo na parte posterior do cérebro chamada de sulco intrapariental, que contém nervos que reagem quando tentamos alcançar objetos na visão periférica. Segundo os pesquisadores, esse aumento está relacionado ao tempo gasto na atividade complexa e não na destreza com os malabares. (Não significa que todos tenham que começar a fazer malabarismo, só foi escolhida por ser uma atividade complexa) disse Heidi Johansen-Berg que liderou a pesquisa.

Johansen-Berg afirmou que o estudo tem aplicações clínicas, mas ainda bem distantes. Em longo prazo pode ser bem significativo para novos tratamentos para doenças neurológicas como esclerose múltipla;

A nós resta esperar e por enquanto porque não experimentar algumas atividades complexas para uma prevenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.