Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CARDAPIO YNG E YANG

Os chineses usam o princípio do yin yang para tudo, inclusive na hora de escolher o que vão colocar no prato. “Seu principal objetivo é oferecer vida longa com mais qualidade de vida. Ela não restringe alimentos, mas estabelece deles quais fornecerão energia necessária para o nosso equilíbrio físico e mental”, explica Leonor Angela Barros, endocrinologista do Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro.

Na prática, essa dieta estabelece o equilíbrio dos sabores através de alimentos com forças opostas. Os ingredientes Yin (melão, banana, pepino, hortelã, tomate, chá de menta, caule e frutos) refrescam e tranqüilizam. Já os Yang (pimenta, gengibre, noz moscada, canela e curry) aquecem e ativam o metabolismo.


“O prato deve ser variado, ter cores e os cinco sabores (doce, amargo, ácido, salgado e umami (saboroso), este é detectado pelas papilas gustativas por meio do contato com o glutamato, um tipo de aminoácido”, explica Orlando Gonçalves, especialista em medicina chinesa.
Isso implica em um cardápio que alterna um prato doce e outro salgado, um frio e um quente, um macio e outro crocante. A dieta é indicada pelos profissionais também leva em conta a personalidade de cada um.
Se você é mais yin (pessoas pálidas, que gostam de dormir e têm pouca sede) são usados alimentos quentes, entre eles, cereais, leguminosas e carnes. O contrário é aplicado para aquelas yang (agitadas, calorentas e que suam muito) que devem priorizar uma alimentação com legumes, vegetais e frutas. “Ninguém é completamente yin ou yang, mas geralmente uma característica de um dos dois predomina”, completa.
Pratos Yin
Frutas na tigela
Gelatina com frutas
Molho de Iogurte com hortelã
Salada com frutas
Salada de palmito fresco
Salada de ricota com peito de peru
Pratos Yang
Bife recheado
Bolinhos de carne com batatas
Carne assada básica
Creme de Feijão
Lentilhas com Lingüiça
Matéria assinada por:
Juliana Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.