Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Medalhão de bacalhau



INGREDIENTES

1kg de bacalhau salgado (tipo Zarbo)
200g de batata cozida ralada
1 ovo batido
¼ xícara (chá) de azeite (50ml)
Sal e pimenta do reino a gosto
Óleo para fritar
¼ xícara (chá) de azeite (50ml)

MODO DE PREPARO

Pele do bacalhau
Retire a pele do bacalhau salgado e coloque em uma tigela com água gelada para dessalgar por 2h. Depois deste tempo escorra a pele do bacalhau, seque-a com papel absorvente, tempere com sal e frite em óleo não muito quente (160ºC) até ficar crocante (cerca de 5 minutos). Reserve.

Medalhão de bacalhau
Lave o bacalhau e coloque-o em outra tigela com água gelada. Leve para a geladeira e troque a água de 4 em 4 horas, durante 24 horas. Obs.: A água para dessalgar o bacalhau deve estar sempre gelada, mantenha-a na geladeira.

Depois de dessalgar o bacalhau por 24 horas coloque-o em uma panela com água até cobri-lo e cozinhe por cerca de 10 minutos. Obs.: tome cuidado para não cozinhar demais. Escorra o bacalhau, retire as espinhas e deixe-o em lascas.

Numa tigela misture o bacalhau cozido com a batata, ovo, ¼ xícara (chá) de azeite de azeite e pimenta do reino. Acerte o sal se necessário. Com as mãos pegue uma porção desta massa (com cerca de 150g) e modele no formato de medalhão e reserve. Faça isso com o restante da massa.

Leve ao fogo alto uma frigideira com ¼ xícara (chá) de azeite e grelhe os medalhões, dourando bem dos dois lados (cerca de 3 minutos cada lado). Sirva, em seguida, acompanhado de brócolis ao alho e óleo, pétalas de cebola ao azeite e a pele do bacalhau frita.

Dica: Se quiser coloque os medalhes numa frigideira antiaderente sem untar, cubra com papel alumínio e doure cada lado por 3 minutos.

Obs.: o rendimento de 1kg de bacalhau salgado é de cerca de 400 g de bacalhau dessalgado e cozido em lascas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.