Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FRUTAS VERMELHAS



Coloridas e suculentas, as frutas vermelhas são ricas em nutrientes antioxidantes.

Fontes de uma variedade de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, as pequenas frutas vermelhas têm recebido destaque quando o assunto é uma alimentação equilibrada.
Apesar de o brasileiro ter maior acesso ao morango, não é raro encontrar amora, mirtilo, groselha e oxicoco (mais conhecido como cranberry) em alguns supermercados. Geralmente, as frutinhas são vendidas resfriadas ou congeladas e utilizadas para o preparo de bebidas, sobremesas e molhos. Sucos, iogurtes e sorvetes à base de frutas vermelhas também se tornam cada vez mais populares nas prateleiras.

Dentre os diversos componentes nutricionais das frutas vermelhas, o ácido elágico é um dos que tem atraído maior atenção dos pesquisadores na atualidade. Segundo a nutricionista Janini Ginani*, a substância é um potente antioxidante que pode atuar por meio de dois mecanismos: impedindo a formação de radicais livres ou protegendo as células contra os radicais livres já formados. “Estudos realizados por mim, em colaboração com outros pesquisadores, demonstraram que o ácido elágico apresenta uma atividade antioxidante dupla, impedindo a formação dos radicais livres e também seu ataque às moléculas”, explica.

“Estudos realizados in vitro e em animais têm associado o ácido elágico a proteção cardiovascular aumentada, redução do risco de determinados tipos de câncer e manutenção da pressão arterial. Além disso, estudos epidemiológicos mostram os benefícios do consumo de frutas e hortaliças para a manutenção da saúde. Esses efeitos podem, pelo menos em parte, ser explicados pela presença de polifenóis, como o ácido elágico, na composição desses alimentos”, ressalta Janini. A ação de outras substâncias, como resveratrol e ácido gálico, não deve ser descartada.

O Ministério da Saúde recomenda o consumo de três porções diárias de frutas e três de hortaliças. Com o objetivo de ajudar a incluir as frutas vermelhas na alimentação, a nutricionista fornece uma receita prática que pode ser consumida no café da manhã, na hora do lanche ou como sobremesa:


Frutas Vermelhas com Iogurte

Ingredientes

1 colher de sopa de mirtilos

1 colher de sopa de amoras

4 morangos grandes

1 copo de iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de corn flakes

Modo de preparo: coloque o iogurte em uma taça. Acrescente as frutas vermelhas e polvilhe o corne flakes. Adoce com o mel, se necessário.





*Janini Ginani é nutricionista e mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília. Trabalha como Coordenadora de Nutrição do Centro Universitário UNIEURO e como pesquisadora do potencial antioxidante das frutas vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.