Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PONTOS TURÍSTICOS DE PORTO ALEGRE

Parque Farroupilha - Redenção - Porto Alegre


O Parque Farroupilha é contornado pelas avenidas João Pessoa, José Bonifácio, Osvaldo Aranha e ruas Setembrina e Engº Luís Englert - Bairro Farroupilha. Contando com 370.000 m², o Parque oferece um irresistível passeio entre as árvores centenárias e espécies nativas do RS e do Brasil, sobretudo durante a primavera quando os ipês roxos e amarelos sublimam a paisagem do local. Dentre os 45 valiosos monumentos em cobre e mármore presenteados por vários países e instalados em sua áreas, destacam-se a fonte luminosa, produzida em Nova Iorque e inaugurada em 1935, e o Monumento do Expedicionário, de autoria de Antônio Caringi, inaugurado em 1953, representando um duplo arco do Triunfo com esculturas em relevo que homenageiam os pracinhas da 2º Grande Guerra.

Outros atrativos do Parque são o orquidário, o mini-zôo, os 5 play-grounds, o parque de diversão infantil e os belos recantos solar, europeu, oriental e alpino. O Mercado do Bom Fim que, nos idos tempos era ponto de encontro das senhoras que iam fazer a feira, hoje concentra lojas de artesanato, floricultura, sorveterias e bares.

Os mais desportistas podem jogar futebol, bocha, alugar bicicletas, testar a resistência física na melhor pista pública de atletismo da cidade ou nos aparelhos de ginástica instalados no Parque Ramiro Souto.

Aos sábados, ao longo da Av. José Bonifácio, acontece a Feira Ecológica onde são comercializados produtos integrais, verduras sem agrotóxicos e muitas variedades do mais puro mel. Já aos domingos, no mesmo local, o programa é passear pelo Brique da Redenção, feira de antiguidades, artes plásticas, artesanato e gastronomia que reúne mais de 300 expositores. Caracteriza-se como um espaço democrático, onde os porto-alegrenses se reúnem para desfrutar das atrações do parque, tomar chimarrão e encontrar os amigos.


Redenção

O Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção, foi fundado em 19 de setembro de 1935, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Estima-se que mais de quatro milhões de pessoas passam por ano pela Redenção.
  Anfiteatro Pôr-do-Sol - Porto Alegre
Endereço: Av. Edwaldo Pereira Paiva, s/n 
                                                                                                                             Cidade/Estado: Porto Alegre / Rio Grande do Sul
Localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na orla do lago Guaíba, o Anfiteatro Pôr-do-Sol foi inaugurado no dia 13 de maio de 2000. Com capacidade para aproximadamente 70 mil pessoas, seu nome foi escolhido por votação popular.

É um local para espetáculos e eventos a céu aberto e gratuitos em Porto Alegre.


Usina do Gasômetro - Porto Alegre

    A Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão - o tal "Gasômetro" fazia referência à área onde hoje está a Usina, chamada de Volta do Gasômetro.

O prédio da usina termelétrica do Gasômetro foi inaugurada em 1928 para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos EUA que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.

O complexo arquitetônico recebeu esse nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que ocupava as margens da rua Washington Luíz. Essa usina fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 durante a administração de Alberto Bins para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. A usina foi desativada em 1970, entrando a partir daí, em processo de deteriorização. Pensou-se em demolí-la mas houve reação da sociedade. Anos depois é reformada, tombada e transformada em centro cultural.

É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural de Porto Alegre, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc.

Lago Guaíba - Porto Alegre





O Guaíba é o grande lago ao qual Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região. Porém, antes disso, o Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.

Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 Km², equivalente a 30% do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do Estado, concentrando 2/3 da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde vivem 70% da população.

Um comentário:

  1. Olá,
    Estas fotos lindas que estás mostrando deixam-nos com uma vontade danada de estar aí passeando e desfrutando. Não conheço RS, mas quem sabe algum dia?
    Ótimo final de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.