Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dia de Reis

“Dia de Reis”. Você sabe o que significa?
O "Dia de Reis" é o dia em que Jesus Cristo se manifesta para outros povos. Diz a tradição que foi nesse dia que os Reis Magos viram a Estrela de Belém no céu e foram ao encontro de Jesus que havia nascido há pouco. Neste dia, portanto, comemora-se a visita destes, que vieram do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor", ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.
Os reis magos, depois de adorar Jesus, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina; e a mirra, sua essência humana. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.
Uma das festas tradicionais mais singelas celebrada, por exemplo, na igreja ortodoxa, tanto católica quanto russa. Em certos lugares da Europa, o dia é mais solene que até mesmo o Natal.
Tanto é verdade, que em determinados países você ganha presentes no dia 6 de janeiro. Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, eles chamam a festa da "Befana", que é uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças. Essa tradição é seguida até hoje. Na Itália, ninguém recebe presente no dia 25 de dezembro e, sim, no dia 6 de janeiro. Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis. Nesses países, o período do Natal vai até o batismo de Jesus.
Existem determinados presépios espalhados pela Europa, nos quais os Magos são colocados apenas no dia 6 de janeiro, representando a real chegada à manjedoura. E o menino Jesus, ao invés de estar deitado, é trocado por uma imagem de menino maior que está sentado no colo da mãe.
No Brasil, não tem mais o mesmo significado religioso. Apesar da maioria dos brasileiros não estar tão ligada quanto os europeus à Festa de Reis, inúmeras comunidades, principalmente no interior do Brasil, promovem os chamados Reisados ou Folias de Reis. São festas folclóricas que receberam a influência das origens européias da celebração, mas que adotaram formas, cores e significados locais próprios de nosso povo, na expressão que virou parte de nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.