Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

sábado, 23 de agosto de 2014

Os 5 piores tipos de alunas de academia



Tempo, preguiça, dinheiro, cansaço, falta de companhia e morar longe da academia são alguns dos motivos que as pessoas encontram para tentar, de todas as formas, explicar os porquês de não estar praticando uma atividade física. Paola Machado, personal coach da Kangoo Jumps no Brasil, ensina como escapar das desculpinhas que nós mesmos inventamos para deixar a malhação de lado.

1. Segunda-feira eu começo

Definitivamente segunda não é o dia para alterar a rotina ou para começar nada. No caso da atividade física, não é incomum exagerarmos (sobretudo quando não conhecemos os nossos limites) e, como consequência disso, vem a dor muscular tardia. Ninguém merece começar a semana sentindo dor e, caso isso realmente ocorra, nos distanciaremos do propósito de nos mantermos ativos. Não basta só começar, é necessário manter. Para tanto, da próxima vez, prometa iniciar a atividade na sexta ou no sábado (nunca nas segundas ). Provavelmente você fará menos alteração na sua rotina e o exercício não começará como um transtorno.

2. Estou cansado. Hoje eu não vou, mas amanhã malho em dobro.

Cansado de prometer começar o exercício? Muitos também se sentem cansados para fazê-lo. Não é incomum ouvirmos “estou cansado, vou deixar o exercício para depois, para amanhã”. Muitas vezes gastar energia vai de encontro a nossa natureza. Nosso organismo ainda carrega a informação de que a energia que se gasta hoje poderá fazer falta amanhã, mas isso não é mais verdade nos dias de hoje. Aqueles que há milhares de anos aprenderam a economizar energia, conseguiram superar os períodos de escassez e acabaram sendo selecionados e deixando descendentes… que somos nós. Então, estamos o tempo todo querendo driblar o esforço físico, melhor, o gasto calórico. Para vencermos isso devemos planejar a atividade para um momento que não estamos nos sentindo cansados. Deve-se evitar iniciar um programa no final do dia ou logo cedo, suprimindo horas de sono.

3. Está chovendo/calor, vou deixar para me exercitar depois.

“Acho que vai chover”. É uma das nossas desculpas frequentes neste período do ano. Para quem dá uma de meteorologista, o melhor é pensar em fazer os exercícios indoor. Nem precisa ser em uma academia. Basta separar um pequeno espaço em casa, condomínio, trabalho etc.

4. Estou sem tempo de me exercitar regularmente.


Realmente, tudo é mais importante quando não queremos nos exercitar. Até mesmo as coisas simples que podem ser adiadas passam a ter um peso grande sobre nossas vidas e acabamos sem tempo para o exercício físico. Mas não é preciso muito tempo do dia para que o exercício consiga alcançar resultados desejáveis, principalmente em relação à nossa saúde. Muitos estudos mostram que basta realizarmos atividades mais vigorosas que o convencional, em um curto espaço de tempo, para que o propósito de promoção de saúde seja contemplado. Costumamos, por exemplo, realizar muitos exercícios e muitas séries, em nossos treinos de musculação, mas as evidências apontam que indivíduos iniciantes, principalmente, atingem seus objetivos realizando apenas uma única série de cada um, tal como aqueles que realizam três ou mais séries. Nesse caso, para que realizar três, se podemos conseguir o mesmo com apenas uma? Se você está motivado faça mais, mas se esse não é o seu caso, economize tempo realizando menos, mas não deixe de fazer exercícios.

5. Próximo à minha casa/trabalho não tem academia ou um lugar que ofereça condições para a prática de esportes


Isso realmente pode atrapalhar muito, mas não é uma justificativa para nossa inatividade. Mesmo no trabalho, na escola ou em casa podemos realizar atividades simples. É bem verdade que, com o tempo, deveremos intensificá-las, mas não adiar a decisão de realizar exercícios só porque achamos que não temos espaço ou o meio adequado. Realizar alongamentos, contrações musculares isométricas (sem movimento) mesmo quando sentados trabalhando, subir alguns degraus ou deixar de evitar as caminhadas eventuais nos espaços de trabalho ou estudo já podem significar avanço em relação ao sedentarismo.

6. Estou sem dinheiro. As academias são muito caras

Mesmo que a falta de dinheiro seja uma verdade comum, isso não é justificativa para não praticar o exercício. Pelo contrário, o movimento mundial em torno do assunto é de se gastar cada vez menos para se ter mais. Atividades ao ar livre, como as caminhadas, corridas e o boot camp são realizadas, a cada dia, com mais frequência por milhares de pessoas e não só podem nos ajudar no alcance dos objetivos, como também têm se mostrado mais prazerosas.

7. Estou fora de forma

Provavelmente quem está em forma está realizando exercícios. Só há uma única maneira de estar em forma para realizar exercícios: praticando-os. Deve-se evitar ir além das potencialidades durante a prática de exercícios. Isto não traz benefício extra, ao contrário, pode prejudicar a saúde e os planos de se manter ativo. Todo início deve ser cauteloso e a progressão deve ser mais lenta no início, qualquer que seja a atividade escolhida. Já dizia o ditado: “quem corre cansa… e provavelmente desiste”. Só corra quando estiver apto para isso. Caminhar pode ser uma boa estratégia para o início. Aos poucos podem ser incluídos novos exercícios, uma maior distância ou mesmo uma maior intensidade. O importante agora é sair do marasmo e começar alguma coisa.

8. Vou esperar meu amigo se animar para eu começar com ele

Fazer atividades acompanhado de outra pessoa é uma boa estratégia para se manter ativo. Porém, para fazer exercícios, devemos evitar a companhia de quem é pouco motivado para fazê-lo. Se isso pode ser uma decisão ou atitude difícil, pior será, se tentarmos dividi-la com outras pessoas desmotivadas. As agendas nunca darão certo, sempre haverá algo mais importante a fazer, o bate-papo vai ser melhor que o exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.