Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

sábado, 5 de novembro de 2011

Evite roubos e furtos durante a viagem



Roubos e furtos em casas de campo ou de praia aumentam durante as férias e feriados prolongados e o alvo preferido dos ladrões são os turistas de temporada. Para evitar que seu final de semana prolongado se transforme em dor de cabeça, é preciso tomar alguns cuidados para não despertar o interesse dos ladrões.
A primeira dica para quem chega ao local onde vai passar as férias ou feriado é somente descarregar a bagagem do carro dentro da garagem, 
assim você evita que pessoas estranhas vejam seus pertences e saibam o que você trouxe. Também procure não deixar objetos e malas sobre os bancos dos veículos.

Muitas pessoas se sentem seguras quando estão no campo e em cidades pequenas, longe dos índices de violência das metrópoles. Não descuide da segurança por causa disso, mantenha o alarme do carro ligado e não deixe vidros e portas abertos, mesmo se você for se afastar por pouco tempo e por uma curta distância.

A mesma dica serve para a segurança da casa de temporada, não deixe portões abertos nem pertences como bolsas, brinquedos e bicicletas em locais de fácil acesso. Também evite ficar conversando na porta, mesmo que em grupo. Cuidado para não transformar as janelas da residência em uma vitrine ao deixar objetos próximos delas.

 Se possível, quando for à praia ou se ausentar da casa de campo, deixe alguém na residência ou comunique a ausência a um vizinho de confiança, deixando seus números de telefone celular.

Lembre-se de sempre fechar bem portas e janelas mesmo se a casa for ficar vazia por pouco tempo. Ao chegar à residência tenha atenção e entre rapidamente. Caso suspeite de algo, não entre, dê algumas voltas e ligue para a Polícia Militar. Durante a noite, mantenha uma luz externa ligada e caso perceba a presença de pessoas suspeitas, ligue 
imediatamente para o telefone 190.

Conheça o método dos ladrões


Ladrões costumam percorrer ruas e quadras no entorno e acionar campainhas para identificar casas vazias, por isso, desligue a campainha, suspenda a entrega de jornais, revistas e gêneros alimentícios e peça para que alguém de confiança faça a limpeza da área externa da casa durante sua ausência. Uma boa dica é manter contato com os vizinhos quando estiver viajando e não deixar luzes acesas, pois o funcionamento delas durante o dia indica a ausência dos moradores.

Com base nos avisos de roubos registrados por segurados durante viagens, a seguradora Allianz montou um perfil de como os assaltantes costumam agir. De acordo com o levantamento, os ladrões geralmente utilizam mulheres e crianças para observar os moradores, em especial os turistas em suas casas.

Para disfarçar, os "olheiros" costumam pedir alguma coisa para o morador e ir embora. Eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões, como o número de hóspedes, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto e se tem o costume de ficar conversando na calçada.
No geral, os furtos e roubos são praticados por assaltantes de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados. Nos assaltos a residências, durante o dia ou a noite, os ladrões armados costumam surpreender os turistas ao pular o muro ou abordar a vítima na chegada ou saída da residência. Em seguida, após recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.