Você poderá gostar de:

Blogueiras Unidas

SEGUIR

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Colcha em patchwork: transforme retalho em arte e deixe sua cama mais estilosa

Alguns modelos criativos de colchas feitas em patcwork  (Foto: Mais Você / TV Globo)

Alguns modelos criativos de colchas feitas em patcwork

Simples, bonito e barato: o patchwork é uma técnica que atrai milhares de fãs, tanto pela praticidade da confecção dos objetos, como pelo resultado final.
Colcha de retalhos 1,60x1,20:

- tecidos de algodão de várias estampas;
- manta acrílica;
- um pedaço de tecido de algodão para fazer o forro.

Colcha ensinada no Mais Você (Foto: Mais Você / TV Globo)

Colcha de cata-ventos ensinada no Mais Você


Para a primeira etapa, faça 16 quadrados de 30cm x 30cm de cores diferentes. Corte os quadrados sempre em duplas, para ter dois de cada cor. Una as laterais de dois quadrados de estampas diferentes. Depois, abra as costuras a ferro. Faça isso com todos os outros. Agora, junte as bordas. Para fazer essas bordas, use tiras de outro tecido com 20cm de largura: duas de 1,20m e outras duas com 1,60m. Costure as tiras à peça. Em seguida, comece a segunda etapa deste patchwork.

Para fazer os cata-ventos, você precisará de um molde de acetato ou chapa de pulmão de 24cm por 24cm. Marque 6cm x 18cm de cada lado e cruzar as linhas. Coloque as medidas sobre o molde, marque as medidas nos lados e faça pontilhados unindo os pontos. Agora, centralize o molde no centro de cada quadrado e risque. Faça isso em todas as junções. Ao final, você terá riscado 16 quadrados. Corte um a um exatamente sobre os riscos.

Pegue os quadros e forme os desenhos de cata-ventos. Vai ficar um de cada cor. Unindo as peças, o desenho começa a se formar. Depois, costure um bloco no outro, costurando as laterais. Com todos os quadrados unidos, você terá um lindo efeito de cata-ventos. Sobre o avesso do tecido, coloque a manta acrílica na mesma medida da peça. Prenda-a com alfinetes. Costure à máquina, unindo as partes. Pegue o tecido do forro e coloque no avesso sobre a manta acrílica e prenda com alfinetes. Costure em toda a volta.

Atenção: deixe uma abertura de 20cm na lateral. É por essa abertura que você vai desvirar a manta e acertar os cantinhos. Costure a abertura com pontos invisíveis e pronto.

Um comentário:

Obrigada, por seu comentário, ele é muito importante para mim!

Obrigada por visitar e comentar!
Leio os comentários e guardo
todos com carinho.