Se você adora plantas, mas não tem tempo ou não sabe cuidar, pode se animar. Os terrários, pequenos jardins contidos em recipientes, geralmente de vidro, são alternativas para garantir o convívio com o verde em casa ou no escritório de uma forma simples.
- Utilizamos vidro transparente para os terrários porque o material permite a passagem de luz e possibilita microcondições ambientais favoráveis para o desenvolvimento de algumas plantas de pequeno porte - explica a bióloga.
Os vasos variam de tamanho e podem ser fechados ou abertos. Nos fechados, a água se acumula na tampa, devido à transpiração das espécies, e decanta novamente na terra. Nesse caso, podem ficar até três meses sem ser regados. Nos abertos, a água da transpiração das plantas evapora como em qualquer outro vaso. Rega-se conforme a umidade do solo.
Aprenda a fazer um terrário
Material
Um vidro transparente com a boca menor do que a base, terra preta, carvão, pedras (podem ser cascalhos, decorativas ou argila expandida), mudas de plantas
Martele um pedaço de carvão e coloque o farelo resultante na base do vidro. A medida evita que o terrário fique com mau-cheiro.
Passo 1: Martele um pedaço de carvão e coloque o farelo resultante na base do vidro. A medida evita que o terrário fique com mau-cheiro.
Passo 2: Sobre o carvão, aplique uma camada de pedras - elas ajudam a drenar a água do terrário.
Passo 3: Em seguida, coloque de dois a três dedos de terra preta sobre as pedras.
Passo 4: Para plantar as mudas de pequeno porte, que podem ser de fitônia, peperômia, musgo-tapete, suculenta, entre outras, reduza o tamanho das raízes de um a dois dedos. O corte faz com que elas se fixem novamente na terra.
Passo 5: Para finalizar, borrife água. Se o terrário for fechado, deixe a tampa aberta até o excesso evaporar, o que leva de dois a três dias.
<a href="www.youtube.com.KRIPTON</a>
ResponderExcluir